CAMINHONEIROS: GREVE OU LOCKOUT?

greve caminhoneirosEm 4 dias o país entrou em um caos. Tudo por conta de um movimento que se diz “grevista” por parte dos caminhoneiros. Claro que, como já dissemos aqui, o movimento grevista de caminhoneiros é legítimo, como o de qualquer outra categoria profissional. Mas temos que diferenciar o caminhoneiro autônomo das empresas transportadoras. Afinal, quem parou? Ou quem pegou carona em um movimento grevista para deflagrar um lockout?

Essa greve dos caminhoneiros, desde o início, soa estranho. Primeiro, não ouvimos aqueles comentários agressivos de chamarem grevistas de “vagabundos”, como sempre é feito. Segundo, os caminhoneiros autônomos, sozinhos, seriam capazes de causar a devastação que está sendo feita no país? Uma greve de caminhoneiros autônomos, como qualquer greve, evidentemente traria algum transtorno. Mas o que vemos vai muito, muito além disso.

As empresas transportadoras representam cerca de 70% dos transportes de cargas em rodovias no país. Será, então, que são os 30% de autônomos que estão fazendo tudo isso? Claro que não. Hoje chegaram até nós notícias de que empresas transportadoras estão retendo seus funcionários, quando estes chegam para trabalhar, alegando “questões de segurança”. O depoimento do motorista Sílvio Luis Batista, da Caiapó Transportes, que atua em São Paulo e Minas Gerais, ilustra essa atitude das empresas: “Desde segunda-feira que o patrão mandou parar todas as entregas.”

É evidente, como já ouvimos de empresários, que eles jamais irão admitir o lockout. Por uma simples razão: lockout é crime. Greve é um direito. Temos, assim, que refletir sobre o que está por trás de tudo o que estamos vendo e ouvindo. Claro que os empresários, aproveitando-se de um governo ilegítimo, fraco, sem representatividade e, a essa altura, agonizando e sangrando no poder tungado, fica muito mais fácil. Apoio aos caminhoneiros, sim. Porém, cuidado: há interesses nebulosos, subterrâneos e poderosos por detrás de todo esse caos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s