DÓRIA VICE DE ALCKMIN?

doria temer alckminOs tucanos, especialmente do grupo de Alckmin, estão desesperados. O tempo passa e o candidato tucano não decola nas pesquisas (ao contrário, ele vem caindo). Isso, apesar de toda a blindagem que o “picolé de chuchu” e seu partido possuem, tanto na mídia como no Judiciário. E agora, outras pesquisas revelam um dado curioso: Alckmin tem um melhor desempenho quando Dória aparece como vice em sua chapa. Aliados de Alckmin encomendaram pesquisas em que Dória é apresentado como vice de Alckmin e, nesse cenário, o desempenho de Alckmin sobe, a ponto de atingir os dois dígitos, algo que nunca chegou a acontecer em nenhuma pesquisa.

A situação já está levando a especulações em relação à chapa tucana: poderia ter o PSDB uma chapa “puro sangue”? Nada até agora foi dito oficialmente, mas uma chapa pura talvez fosse um dos únicos recursos possíveis para tentar alavancar a candidatura de Alckmin. Mas, ao mesmo tempo, lançar uma chapa pura dificultaria a formação de alianças.

Uma eventual chapa pura dos tucanos também esbarraria em uma proposta de FHC. Foi noticiado hoje que Fernando Henrique lançará em breve um manifesto conclamando a união de partidos de centro e sociais-democratas. FHC inclui, nessa pretensa união, o PSDB. Mas a participação do partido ficaria dificultada caso a legenda tucana venha para um pleito com uma chapa pura.

A verdade é que a grande estratégia tucana há muito já foi por água abaixo. Eles participaram do golpe, abocanharam quinhões de poder no governo golpista e criminoso de Temer e grande parte do pífio desempenho nas pesquisas deve-se a esse apoio inescrupuloso dos tucanos ao golpe, do qual Aécio teve participação capital. Mas chega a ser risível quando FHC diz que a união que propõe não deve contar com “partidos fisiológicos, como o MDB”, quando eles próprios foram fisiológicos ao participarem do lodaçal que é o governo Temer.

Quando Dória chega a ser uma alternativa desesperadora de recuperação dos tucanos, cheios de cardeais e “cabeças brancas”, é porque o partido está mesmo carcomido. Se o PSDB não entrasse na aventura do golpe e fizesse oposição ao governo Dilma aguardando a eleição, talvez estivesse em uma posição melhor. Mas a participação do PSDB, tanto no golpe como no governo Temer, foi uma autofagia dos tucanos. E, naquele ninho fétido, eles ainda vão se comer muito…

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s