DATAFOLHA: LULA SEGUE NA FRENTE

lula lidera pesquisasA primeira pesquisa Datafolha após a prisão de Lula foi divulgada neste domingo, dia 15, e o quadro não mudou. Lula continua muito à frente de seus adversários e venceria a eleição, em qualquer cenário, no segundo turno. Os números mostram Lula com 31%, seguido de Bolsonaro com 15%, Marina Silva com 10%, Joaquim Barbosa com 8%, Alckmin com 6%, Ciro Gomes com 5%, Álvaro Dias com 3%, Manuela com 2% e Collor, Rodrigo Maia, Henrique Meirelles e Flávio Rocha com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. No cenário em que Temer aparece como candidato, a coisa não muda e o golpista aparece com apenas 1% das intenções de voto. Como candidato, Lula venceria a eleição no segundo turno em qualquer cenário (48% X 31% contra Bolsonaro, 48% X 27% contra Alckmin e 46% X 32% contra Marina). Nas simulações em que Lula não aparece como candidato, o nome do PT sai derrotado.

Há tempos estamos falando que os votos de Lula são do Lula e não do PT. Lula é, hoje, a única liderança política do país e sua prisão tem, exatamente, a intenção de tirá-lo da disputa. A questão está em quem, no caso do ex-Presidente não ser candidato, irá herdar o seu espólio eleitoral. Os golpistas do Legislativo, do Executivo, do Judiciário e da mídia já sabem que não basta encarcerar Lula para diminuir o seu papel e influência políticas. É possível que a próxima etapa seja a criminalização e cassação do registro do PT. Porém, talvez não seja suficiente. Tirando o candidato fascista, Jair Bolsonaro, todos do campo que se apresentam como “centro” patinam nas pesquisas e, mesmo com toda benevolência da Justiça e da mídia, eles não decolam. Não resta dúvida de que, hoje, a exclusão de Lula do processo eleitoral só favorece o Bolsonaro. Claro que haverá uma migração dos votos do Lula, mas essa será muito pulverizada e não mudaria a vantagem de Bolsonaro com Lula fora da disputa.

Em 2016, muitos daqueles que, ao apoiarem o golpe, pensavam que fossem se dar bem, acabaram se dando mal. Uma semana depois de os eternos derrotados nas urnas comemorarem a prisão do Lula, eles devem estar se perguntando: como pedir os votos para seus eleitores? Do jeito que essa cambada é sem-vergonha, é até provável que alguns deles queiram visitar Lula em Curitiba ou exibir fotos com o ex-Presidente, tentando herdar ao menos um naco de seus votos. Mas eles ainda terão que pensar em outras artimanhas, porque a ideia que não morre continua sendo candidato… 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s