SOBRE A AMEAÇA A FACHIN

fachinO Brasil vive, no contexto político, mais do que uma crise. Vivemos tempos sombrios, onde a própria democracia é a maior ameaçada. Como se não bastasse o assassinato de uma vereadora em pleno exercício de seu mandato e o ataque, a tiros, à caravana do ex-presidente Lula, ontem, o Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que tanto ele como sua família vêm sofrendo ameaças. Quando um juiz da mais alta corte do país é ameaçado, a ponto de se queixar, não resta dúvidas de que o estado de direito e a democracia correm um sério perigo.

A declaração de Fachin foi amplamente divulgada ontem, em uma entrevista ao jornalista Roberto D’Ávila, na Globonews. Algumas questões, entretanto, devem ser levantadas sobre a grave declaração  do Ministro Fachin. Em primeiro lugar, a declaração de que Fachin vem sendo ameaçado, coincide com o momento em que o STF está prestes a realizar o mais importante de seus julgamentos, o do habeas-corpus do Lula. A decisão, seja qual for, trará grandes consequências políticas e jurídicas. Porém, por que só agora o Ministro Fachin relevou estar sendo ameaçado?

Também temos que perguntar quem o ameaçou e com qual interesse. Sim, porque Fachin não é apenas um dos 11 votos do STF no julgamento do próximo dia 4 de abril. Fachin, para quem não lembra, divulgou uma lista de denunciados e tem em suas mãos vários relatórios sobre a Lava Jato, incluindo inquéritos contra Eunício, Jucá, Aécio, Renan, Lobão, Serra, Anastasia, Cássio Cunha Neto, Agripino Maia, Collor. Só para citar alguns. Em principio, qualquer um desses poderia estar por detrás da ameaça. Não podemos pensar que a ameaça poderia estar ligada apenas ao julgamento de 4 de abril. E, se estivesse, qual lado estaria ameaçando? Diante de tantos casos nas mãos do Ministro, acreditamos que a ameaça não deixaria de sinalizar o seu interesse. Senão, seria uma ameaça vaga. Acredito também que Fachin não revelaria publicamente detalhes da ameaça para não prejudicar possíveis investigações.

Tudo deve ser apurado e esclarecido. E que consigamos chegar em 7 de outubro!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s