PARA TUCANOS, O CRIME COMPENSA

tucanos intocáveis

“O crime não compensa.” Será esta uma máxima universal, aplicável em qualquer contexto? O que pode levar alguém a pensar, contrariamente, que o crime compensa sim? E, em alguns casos, compensa muito? Posso até citar um exemplo: o PSDB. Qual crime praticado por tucanos sofreu punição? Parece que os tucanos andaram estudando a filosofia utilitarista de Jeremy Bentham, filósofo inglês que viveu entre os séculos XVIII e XIX. Em poucas palavras, Bentham propunha o que foi chamado de cálculo utilitarista, que poderia aferir a dimensão das consequências de um ato. Então, eles chegaram sim à conclusão de que o crime compensa, pois, em se tratando de tucanos, o resultado do cálculo utilitarista é igual a zero. Qualquer bandido, seja pobre ou rico, de certa forma adota o utilitarismo e avalia riscos e possíveis consequências de seus atos, levando geralmente em conta a possibilidade de punição. No caso do PSDB, a impunidade tucana é o aval para eles já terem, há tempos, chegado à conclusão de que o crime compensa.

Nada aconteceu (e nem acontecerá) com o tucano Eduardo Azeredo, o criador do mensalão em 1998. Seus crimes estão perto de prescreverem em um processo que se arrasta e que não puniu ninguém. Ao contrário do mensalão do PT, em que todos os envolvidos foram julgados e presos. Nada aconteceu (e nem acontecerá) com o bandido tucano Aécio Neves, líder de tipificações criminosas: tráfico de cocaína, corrupção, ameaça de morte. Tudo comprovado, à vista de todos. Com vídeos de helicóptero em seu aeroporto e áudios. A Ministra do STF, Carmen Lúcia, com seu voto de “Me enerva”, deu o aval para que seus comparsas do Senado o livrassem. Hoje, está livre e solto exercendo o seu mandato de senador. Os escândalos do Metrô e da merenda escolar, envolvendo o governo do tucano Geraldo Alckmin, vulgo “Picolé de Chuchu” , jamais foram adiante e ele exerce seu governo sem ser incomodado. Nada foi feito contra ele, que exerce seu mandato de governador sem ser incomodado e ainda lançando-se candidato a Presidente da República. No dia 24 de janeiro, mesmo dia da confirmação da condenação do ex-Presidente Lula pelo TRF-4, a PGR pediu arquivamento das denúncias contra José Serra, o “ET”. Isso, poucos dias depois de o executivo da Odebrecht, Pedro Novis, ter afirmado que Serra pediu mais de 52 milhões, entre propinas e caixa 2. E por que que nunca houve qualquer indignação midiática sobre a mansão de FHC em Paris, avaliada em 11 milhões de euros, o que dá quase “30 triplexes do Lula” ? Com que recursos FHC adquiriu essa mansão? De professor aposentado aos 38 anos de idade?

E agora, nesta semana, ressurgiu Paulo Vieira de Souza, vulgo Paulo Preto, o operador do PSDB no Estado de São Paulo. Paulo Preto está envolvido no esquema corrupto das obras do Rodoanel, que envolve dinheiro de caixa 2 para os tucanos José Serra e Aloysio Nunes, o “Guerrilheiro Pilantra”. Ocorre, porém, que grande parte de seus crimes, em parceria com os tucanos, deverá prescrever em breve. O caso envolve até contas na Suíça. Hoje, Paulo Preto, que já foi denunciado, aguarda confortavelmente o destino de seu caso que, ele tem certeza, será o mesmo de seus comparsas tucanos: a prescrição seguida de impunidade.

O utilitarismo criminoso do PSDB é fato. Ninguém do partido vai preso, seja na Lava Jato ou “Suja Lento”. Em 1988, quando o partido de FHC foi criado, pensávamos, inclusive pela sigla, que tratava-se de um partido social-democrata. Depois, com sua guinada à direita, imaginávamos ser liberal. Mas hoje, não temos dúvidas: eles são utilitaristas do crime, pois para eles o crime compensa, e muito. Perguntem ao Playboy do Pó, ao Picolé de Chuchu, ao ET, ao Vagabundo que se aposentou com 38 anos de idade, ao Guerrilheiro Pilantra… Perguntem ao Paulo Preto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s