OBRIGADO TUIUTI!

presidente vampiropatos fantoches paneleirosO desfile da Paraíso do Tuiuti já está cravado na história do Brasil e, certamente, algumas de suas imagens em breve deverão figurar nos livros de história. No domingo de carnaval a Tuiuti, apresentando o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?“, não apenas contou a história da escravidão através dos tempos, mas, especialmente na parte final do desfile, veio repleta de crítica social e política, questionando se, também no Brasil, a escravidão de fato terminou.

Evidentemente, o ataque do presidente golpista aos direitos trabalhistas teve um lugar especial na apresentação. A miséria e a exploração vigentes no país, especialmente após o golpe de 2016, também estiveram presentes. Tanto que não faltou a figura do “presidente-vampiro”, que quer acabar com os direitos sociais. Mas a letra do samba rebatia o ataque do vampiro e expressava a resistência: “o quilombo da favela é sentinela da libertação”, ou ainda “não sou escravo de nenhum senhor”, nos versos do bonito samba da escola.

Mas o que superou a crítica e se tornou risível foi a apresentação dos  “manifantoches”, os patinhos amarelos teleguiados da FIESP e da grande mídia, especialmente da Globo, que foram mostrados sendo controlados por imensas mãos. Os amarelinhos da CBF também entram para a história do carnaval, sendo retratados pelo seu ridículo papel de meros fantoches dos grandes grupos econômicos que levaram Temer ao poder e querem acabar até com os direitos sociais deles mesmos. Os narradores da Globo engasgaram. Ninguém da ala dos patos fantoches foi chamado ao Estúdio Globeleza. Nem mesmo o presidente vampiro. Claro, a Globo sabe que também estava representada por uma daquelas mãos. Obrigado Tuiuti!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s