OLARIA NA INAUGURAÇÃO DO SAMBÓDROMO

Hoje, nas histórias do Carnaval, falaremos sobre o desfile da Caprichosos de Pilares de 1984. Era o ano da inauguração do Sambódromo e o Olaria estava representado neste desfile.

olaria caprichosos

A inauguração do Sambódromo, em 1984,  foi um dos grandes feitos do então Governador Leonel Brizola. Para alegria dos sambistas e desespero dos empreiteiros que lucravam com o “monta-desmonta” das arquibancadas. Naquele ano, a Caprichosos de Pilares entraria na Sapucaí com o enredo “A visita da nobreza do riso a Chico Rei num palco nem sempre iluminado”. O enredo era uma homenagem a Chico Anysio e seus personagens. Um dos personagens que seria apresentado era o “Coalhada”, o famoso “perna-de-pau” metido a craque e  na ala que apresentaria o “Coalhada”  um dos clubes representados seria o Olaria. Clube do qual, aliás, Chico Anysio por inúmeras vezes vestia a camisa dando vida a seu personagem na televisão.

Naquele ano, a Caprichosos de Pilares, com vários componentes vestindo a camisa do Olaria (e eu era um deles), obteve a melhor colocação de sua história: chegou em terceiro lugar, classificando-se para participar no sábado após o Carnaval do Supercampeonato instituído pela LIESA. E foi exatamente nesse carnaval que surgiu o talento do carnavalesco Luis Fernando Reis, que iniciava uma série de enredos irreverentes. Carlinhos de Pilares foi o intérprete de um dos sambas mais empolgantes do carnaval.

“Chico Rei” fez um grande sucesso na Marquês de Sapucaí e o Olaria lá estava, representado por inúmeras camisas brancas com a faixa azul e a típica peruca do “Coalhada”, além de uma bandeira do clube carregada por uma menina.

“Coalhada” foi, sem dúvida, o jogador do Olaria mais aplaudido de todos os tempos. A multidão que lotou o primeiro carnaval do Sambódromo, em 1984, é testemunha. Ainda conseguimos recuperar a imagem acima, onde aparece parte da ala com a bandeira do Olaria ao fundo. Foi uma festa em azul e branco (da Caprichosos e do Olaria!).

 

Um comentário sobre “OLARIA NA INAUGURAÇÃO DO SAMBÓDROMO

Deixe um comentário