TEMER E O DORMONID DO SBT

temer no programa silvio santosNo último domingo, dia 28, o Brasil assistiu a um dos espetáculos mais ridículos, dantescos e rocambolescos já protagonizados por um Presidente da República em toda história do Brasil. A vexatória participação de Temer no Programa Sílvio Santos para fazer propaganda de sua criminosa reforma da previdência nos dá a exata aferição do ponto a que a coisa chegou. Vale tudo para aprovar a reforma dos banqueiros e do grande capital estrangeiro. A reforma, aliás, estava no “combo” dos compromissos do governo que tomou a Presidência de assalto quando o grande empresariado apoiou o golpe.

A tática de Temer tem por objetivo ganhar apoio popular ao projeto. Claro que o “script” foi muito bem ensaiado, com o senhor Abravanel também entrando no jogo ridículo de fazer perguntas combinadas. Conversa vai e vem, e eis que Sílvio Santos pergunta o que acontecerá se a reforma não for aprovada. Temer então diz que aconteceria no Brasil o mesmo que já aconteceu em Portugal e na Grécia: em dois ou três anos, a previdência não teria mais dinheiro para pagar os aposentados. Temer então, pediu para que as pessoas apoiem a reforma e peçam aos seus deputados para votarem a favor dela.

Temer disse que a reforma pretende proteger os mais pobres, mas não falou porque ela não atinge juízes e militares, por exemplo. Se a reforma é assim tão boa, por que não abrange todas as categorias? Ele também não falou sobre as dívidas milionárias de bancos e empresas com o INSS. Muitos dos grandes devedores são, inclusive, deputados e senadores que apoiam o seu governo. Só para darmos um exemplo, a empresa de segurança do Presidente do Senado, Eunício Oliveira, aliado de Temer, deve 8,5 milhões ao INSS . Ele também não falou se é justo alguém ter que contribuir 49 anos com a previdência (se começar a trabalhar aos 18, por exemplo, só se aposenta aos 67) para receber 954 reais, já que ele mesmo aposentou-se aos 55 anos e recebe mais de 30 mil reais. Ele também não falou se é justo uma viúva, por exemplo, receber apenas 50% da pensão, quando o trabalhador pagou integralmente por toda vida.

Ao final da ridícula encenação, Temer puxou uma nota de 50 reais e deu a Sílvio Santos. Isso não foi só a brincadeira do “Quem quer dinheiro?”, visto que, certamente, simbolizou o aporte financeiro que o governo vem liberando às emissoras, através de publicidades oficiais,  para que elas façam a apologia da reforma. Em suma, Temer apropriou-se do espaço de uma concessão pública, que é a televisão,  para fazer propaganda política, acrescentando mais uma prática criminosa em sua já extensa folha corrida. Pelo menos, se ele deixou-se chegar a esse ridículo, é sinal de que a reforma muito dificilmente será aprovada.

Lembro-me que, nos anos 70, Sílvio Santos tinha em seu programa um quadro chamado “Boa noite, Cinderela!”, onde algumas meninas se candidatavam para experimentar o par de sapatos trazido pelo príncipe. A vencedora, além de ser a “Cinderela” daquele domingo, ganhava vários prêmios. Pelo roteiro, a menina mais pobre sempre vencia. Dessa vez foi diferente. Sílvio Santos levou o presidente golpista ao seu programa para dar um verdadeiro “Boa noite Cinderela!” no povo. Claro que, com a reforma da previdência, os mais pobres perderão (e muito) e privilégios como os de juízes e militares permanecerão. Os bancos irão se dar bem vendendo planos de previdência. E aposentadoria será um privilégio de poucos idosos. Em alguns estados do Nordeste, levando-se em conta a expectativa de vida, a “aposentadoria” só virá com a morte.

O auditório de Sílvio Santos, sempre bem comportado, aplaudiu. E nessa história não existe príncipe encantado. Coitadas daquelas meninas! Que covardia!  Levaram um “Boa noite, Cinderela!”  de dois sapos  velhos e ricos. Haja Dormonid!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s