CARNAVAL COM FÉ E O CACIQUE DE RAMOS

cacique de ramos no cristo redentorFaltam duas semanas para o Carnaval e, ao menos o carnaval carioca, já foi abençoado. E com a presença do Cacique de Ramos, o bloco carnavalesco da Leopoldina que é patrimônio cultural do Brasil. Numa época em que temos um Prefeito avesso ao carnaval e ao samba, então a Igreja Católica tomou a iniciativa de abençoar esta que é a maior manifestação da cultura popular brasileira, mostrando que a fé não exclui a folia e vice-versa. É uma pena que o Pastor-Prefeito não abrace o que há de mais característico da cultura da nossa cidade. No carnaval passado ele não realizou a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo e nem compareceu aos desfiles na Sapucaí.

Mas ontem, aos pés do Cristo Redentor, o padre Omar, daquele Santuário, abençoou o carnaval carioca, com a participação de diretores e integrantes do Bloco Cacique de Ramos. Com a presença do presidente do bloco, Bira, do diretor Tuninho Cabral, além de vários outros integrantes, o carnaval carioca foi muito bem representado. O Padre Omar ainda prometeu que a cerimônia de bênção do carnaval carioca passará a ser uma tradição.

O Carnaval está tão ligado à religiosidade que foi a Igreja Católica, durante a Idade Média, que estabeleceu a sua data. Primeiro determinou-se a Páscoa, cujo domingo será  após a primeira lua cheia da Primavera no hemisfério norte. A terça-feira de carnaval será 47 dias antes. Tudo determinado pela própria Igreja Católica.

Que a bênção do padre Omar traga muita paz e alegria para o carnaval da nossa cidade e parabéns a todos os integrantes do Cacique de Ramos por, mais uma vez, fazerem história. Desta vez naquele que é o monumento sagrado e turístico mais representativo de nossa cidade.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s