ATÉ QUANDO ?

lula guarujá 1982A história dá voltas interessantes. E o que o ódio não faz!  Em 13 de novembro de 1982,  o jornal O Estado de São Paulo acusava Lula de ter uma casa no Guarujá. Isso mesmo. No Guarujá. Lá se vão 36 anos. Era uma época em que o ex-Presidente apenas atuava como líder sindical, mas que desafiou a então agonizante ditadura militar com greves e uma mobilização impensável para a época.  Tempos depois, Guarujá está aí, de novo. Agora, um triplex. Que é dele do mesmo modo que diziam que a Friboi era.

Ontem, dia 24 de janeiro,  o julgamento do recurso do ex-presidente Lula não trouxe nenhuma novidade em seu resultado. Que a justiça teria “mãos pesadas” contra Lula não é de surpreender. Mas, quase que como simbolicamente, nessa mesma data (e, claro, o fato passou quase que despercebido), a Procuradoria Geral da República pediu o arquivamento das denúncias contra o tucano José Serra pelo crime de “caixa 2”. A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, aquela que “ia mudar o mundo”, entendeu que o caso prescreveu e Serra não poderá mais ser punido. Mais uma vez um tucano sendo livrado de pagar as contas com a Justiça, no mesmo dia em que Lula teve sua condenação confirmada. Enquanto o inquérito do tucano prescreveu, Lula, em tempo recorde, teve seu recurso julgado e negado por unanimidade, além de ter a pena aumentada.

Vi manifestações na internet das mais variadas. Desde um cara que falava que, a cada voto dos desembargadores, bebia uma marca diferente de uísque. Não sei se as três doses o deixaram bêbado, se bem que já está anestesiado há muito tempo. Mas o anúncio do bar que dizia dar um percentual de desconto para cada ano a mais na pena do ex-presidente, aí já foi demais. Desafio o dono desse bar a dar desconto a cada dia que um tucano estiver solto. Até quando?

Eduardo Azeredo,  tucano criador do mensalão, nunca pagou pelos seus crimes. Esse ano o inquérito também irá prescrever. Aécio, com provas robustas de tráfico de cocaína, corrupção e ameaça de morte, foi livrado pelo STF e pelo Senado. Está solto. Continua senador. É “ficha limpa” e pode disputar as eleições. Serra, investigado por propina de 23 milhões e “caixa 2”, está solto. Continua senador. É “ficha limpa”. Pode disputar as eleições. Alckmin, envolvido nos escândalos do metrô e da merenda escolar, nunca foi incomodado pelo Justiça. Está solto. Continua governador. É “ficha limpa”. Pode disputar as eleições e é, inclusive, o candidato de muitos que ontem comemoraram. A mansão de FHC em Paris jamais foi questionada ou causou qualquer indignação a essa mesma gente.

Lula ontem teve seu recurso negado. Continua condenado por dizerem que é dele um imóvel que está em nome da OAS. Ele também era o dono da Friboi , assim como também era o dono de uma casa, também no Guarujá, em 1982. Provavelmente será preso. Será considerado “ficha suja” e fatalmente não disputará as eleições. Não consigo entender o que essa gente comemorou ontem. Não se trata de defender o Lula. Mas continuo a esperar por uma “justiça para todos.” Até quando?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s