OLARIA E PELÉ: A GLOBO ERROU

Pelé com a camisa do OlariaComeçou nesta terça-feita, dia 16, o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Apesar das muitas mazelas que vêm marcando a competição, tivemos uma ótima iniciativa: Pelé agora é o Embaixador do nosso campeonato estadual. A cerimônia de abertura do certame, com a presença do Rei do Futebol, aconteceu na segunda-feira, dia 15. O RJ-TV Primeira Edição e o Globo Esporte, ambos do dia 16, levaram ao ar uma matéria sobre a cerimônia de abertura. Na matéria era destacada a importância que o Rio de Janeiro sempre teve na carreira de Pelé. Foi no Maracanã que Pelé sagrou-se bicampeão mundial de clubes pelo Santos, em 1962 e 1963. Foi também no Maracanã que Pelé marcou o seu milésimo gol, em 1969. E também no Maracanã Pelé jogou a sua última partida pela seleção brasileira, em 1971.

Mas a matéria levada ao ar nos dois programas da Globo também mencionava as ocasiões em que Pelé vestiu as camisas de quatro clubes cariocas, em jogos festivos: foram eles Vasco, Flamengo, Fluminense e Olaria. Ocorre que, o jogo em que Pelé vestiu a camisa do Olaria não foi um jogo festivo. O jogo em questão foi no dia 22 de março de 1964, no Maracanã, entre Fluminense e Santos, pelo antigo Torneio Rio-São Paulo. O Santos venceu por 1 a 0, gol de Pepe. E onde entra o Olaria nessa história?

Bem, esse jogo foi o famoso jogo em que o time do Santos, em agradecimento ao apoio recebido da torcida carioca nas finais dos mundiais de 1963 e 1964, entrou em campo com cada jogador vestindo a camisa de um time do Rio. Na verdade, 10 jogadores vestiram camisas de times cariocas e apenas o goleiro Gilmar vestiu a do Santos. E Pelé escolheu a do Olaria. Falamos de detalhes desse jogo em nosso livro “Olaria – Histórias de um Centenário”.

Pelé já conhecia bem o Olaria. O Rei havia enfrentado o clube da Rua Bariri no ano anterior, pelo mesmo Torneio Rio-São Paulo. E um outro detalhe: o zagueiro Haroldo, mais conhecido como “Haroldo Sombra”, havia saído do Olaria em 1963 para o Santos, onde sagrou-se campeão mundial pelo time da Vila Belmiro junto com Pelé. Portanto, temos a convicção de que a escolha de Pelé pela camisa do Olaria não foi casual.

Lamentamos muito o fato de o Olaria não estar na primeira divisão. Mas, mesmo assim, ele foi citado em duas matérias televisivas por ter sido um dos clubes que Pelé vestiu a camisa. Isso é só para quem tem história. O resto… Bem, o resto a gente compra…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s