VEM AÍ O UNUNÊNIO NA “TABELA REXONA”

tabela periódicarexonaNão faz muito tempo, muita gente não queria comprar um atlas geográfico porque, logo logo, ele ficava desatualizado. Surgiam novos países na Europa, África, Ásia e, aí, aquela configuração política já ia para o atlas histórico. Aquele atlas geográfico já não servia mais.

Parece que o mesmo está acontecendo com a tabela periódica. Criada em 6 de março de 1869 pelo químico russo Mendeléiev, a tabela agrupa todos os elementos químicos e suas propriedades. Desde sua criação até hoje, a tabela periódica foi crescendo, com a descoberta e consequente inclusão de novos elementos. Em 2016, por exemplo, mais quatro elementos foram acrescentados à tabela.

O “Jornal da Ciência”, uma publicação da SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência), em sua edição de 15 de janeiro de 2018, publica uma interessante matéria, sob o título “Tabela Periódica Poderá Crescer”. A matéria fala sobre o trabalho de vários cientistas japoneses, liderados por Hideto Enyo. A equipe de Hideto Enyo pretende abrir uma nova fileira na tabela, com a sintetização de um novo elemento, um metal que até o momento ninguém conseguiu sintetizar. Caso obtenham êxito, surgirá na tabela o elemento de número 119. O nome (provisório) desse possível novo elemento, é ununênio. A explicação do nome é o significado, em latim, de “um, um, nove”, o número a ser atribuído a esse possível novo elemento na tabela.

Como a equipe de cientistas japoneses pretende inaugurar uma nova fileira na tabela, as antigas ficarão desatualizadas.  E nossos prezados alunos, por favor, não fiquem incomodados. O conhecimento muda e também cresce. A Terra já foi plana, Plutão já foi planeta, a burguesia já foi revolucionária e tirar uma fotografia já foi fenômeno químico. E ainda tem espaço na tabela, que, em nossos tempos, com todo respeito ao Mendeléiev, poderia se chamar “Tabela Rexona”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s