SOBRE O VERBO “MALUFAR”

paulo-maluf-sp-preso-20171220-0001Paulo Maluf. Tudo de ruim já se falou e sabe-se dele. Hoje, finalmente ele foi preso. Com o corpo curvado e apoiado em uma bengala. Sem a empáfia e a arrogância de quem sempre acreditou na impunidade de bandidos engravatados que ele próprio representa muito bem. Mas Maluf vai entrar para a história porque certamente originará um neologismo. Se o verbo “collorir” significou, por algum tempo, “votar no Collor” e se o verbo “brizolar” significou, por algum tempo, “votar no Brizola”, o verbo “malufar” significará, para sempre, “roubar”. Tem-se notícias de que começou a roubar quando, ainda estudante de Engenharia, ocupou cargo de diretor do Centro Acadêmico de sua faculdade e desviou recursos. Em 1979, jornais, quando lembravam o episódio, diziam: “Malufinho já malufava bem!”  O verbo é antigo. Maluf conjugou-o em todos os modos e tempos. Tirou proveito de que, grande parte de seus assaltos aos cofres públicos ocorreram durante a ditadura militar, época em que o Ministério Público, a Polícia Federal e o Poder Judiciário eram amordaçados e não tinham independência.

Sempre viveu sob o manto imoral do foro privilegiado. Roubou em todos os cargos que ocupou e chegou a comprar votos em sua frustrada campanha para Presidente da República pelo Colégio Eleitoral em 1984.  Valeu-se de recursos judiciários que pareciam infinitos para jamais pagar pelos seus crimes. Pagou perito para dizer que assinaturas não eram suas. Cinicamente disse que o “Paulo Maluf” do documento  de um banco estrangeiro não era ele.

Claro que pela sua idade ele certamente terá benefícios. Mas sua prisão é simbólica.  Certamente irá para uma “domiciliar”. É questão de tempo. Os detentos da penitenciária ficarão mais tranquilos com essa medida, pois não correrão o risco de serem “malufados”. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s