GLOBO INVESTIGA GLOBO E INOCENTA GLOBO

vasco-sbtNão faz muito tempo, Paulo Maluf contratou e pagou um perito para que este afirmasse que a assinatura de um documento de conta no exterior não era dele. Recentemente, no escândalo do Jaburugate, o golpista Michel Temer também contratou e pagou um perito para que este desqualificasse as gravações que provavam seus crimes. Mas a Globo, como sempre, consegue se superar. Sim, porque a Globo acaba de lançar uma nova modalidade jurídica: a auto-investigação. Agora, foi a vez da toda-poderosa do Jardim Botânico ser denunciada de pagar propina para conseguir direitos de transmissão de jogos internacionais, incluindo-se aí a Copa América e a Libertadores da América e até a Copa do Mundo.  A acusação foi feita em depoimento do empresário argentino Alejandro Burzaco à Justiça norte-americana. Burzaco é empresário e presidiu a empresa Torneos.

E por que a Globo consegue se superar? Porque, ao responder oficialmente à acusação, a emissora dos Marinhos afirmou que realizou uma minuciosa “investigação interna” e que esta investigação concluiu não estar a emissora envolvida em qualquer corrupção ou pagamento de propina. Isso mesmo: investigação interna. Ou seja, ela mesma se investigou e o resultado, acreditem: ela mesma se inocentou. Finalizando sua nota oficial, diz que a Globo que não tolera propinas”.

É interessante vermos o comportamento da emissora dos Marinhos quando ela própria é vidraça. E o cinismo é a forma mais comum que a emissora sempre teve ao se manifestar, principalmente quando é alvo de escândalos. A Globo apoiou a ditadura militar, protagonizou o Escândalo da Proconsult, o Escândalo da Parabólica e todos sabem como ela sempre mamou nas tetas dos governos militares e pós-militares neo-liberais. Sempre dependeu do Estado, e defende o “Estado mínimo”. Sempre foi contra o monopólio estatal, mas quer ter o monopólio de campeonatos de futebol e do Carnaval. Sempre foi a favor do livre-mercado e da livre-concorrência, desde que não tenha concorrente. Esses princípios sempre foram os ideários da Globo.

O atual escândalo da propina para transmissão de jogos internacionais mostra bem o nível da concorrência que ela defende. O assunto tomou dimensão internacional e a própria emissora e seus conglomerados-satélites não tiveram como omitir a notícia. Na Rádio CBN não deu para ver o locutor. Mas no Globo Esporte de hoje, o Alex Escobar, com cara de bunda envernizada,  teve que fazer o papel de ventríloquo da ridícula nota oficial da emissora em que ela diz que investigou a si mesma e que isso é o bastante para dizer que não tem nenhum envolvimento com as denúncias. É uma nova forma de provar as coisas. Se a moda pega, o PT é que vai ter que investigar o Lula. E veremos então o resultado da “investigação interna” do PT. Será que a Globo apoiaria?

E já que o assunto é a  Globo e campeonatos do futebol, a imagem que ilustra este artigo é uma homenagem à final do Campeonato Brasileiro de 2000 do qual a Globo, inclusive, teve o monopólio. Lembram-se?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s