A DIVISÃO CONTAMINADA

fundo eleitoralMais uma vez,  sob protestos da população, o Congresso que não representa a sociedade foi contra ela e aprovou o Fundo Público Eleitoral, no valor de 2 bilhões, para financiar as campanhas em 2018. O famigerado “Fundão”, como já é chamado, institui o financiamento público das campanhas. Mas além de aprovar um fundo público eleitoral que a população repudia, pior ainda foi a sua divisão. Como vimos, o financiamento privado de empresas contaminava os resultados eleitorais. E a última eleição onde podia haver financiamento por empresas foi a de 2014.

A divisão do “Fundão” será feita de acordo com as bancadas eleitas em 2014, indo a maior parte para os partidos que elegeram as maiores bancadas naquela eleição (nesse caso, PMDB, PSDB e PT). Mas se as eleições de 2014, que servem de parâmetro para essa divisão, foram as últimas com financiamento privado de empresas, tomar essa eleição como critério para divisão é contaminar a divisão. Isso porque o financiamento público está sendo influenciado pelos resultados de uma eleição com financiamento empresarial onde, literalmente, empresas compravam as eleições. Por que, por exemplo, não usa-se como parâmetro os resultados das eleições municipais de 2016, a primeira sem financiamento privado de empresas? Só para termos uma ideia de como isso mudou os rumos das eleições: em 2016, na cidade do Rio de Janeiro, o PSOL, com poucos recursos e apenas 10 segundos de TV, levou seu candidato a Prefeito para o segundo turno e ainda elegeu a segunda maior bancada na Câmara Municipal.

Portanto, a divisão do chamado “Fundão” é contaminada e reflete ainda os tempos recentes do financiamento empresarial privado. Esse chamado fundo público cai na velha máxima do “vamos mudar para que tudo continue como está.” Parece que o dinheiro sempre estará com os mesmos. Tomara que os votos não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s