SINDICATOS NO BRASIL

historia-de-los-sindicatos-2-638Há algum tempo, veículos reacionários de informação têm divulgado comentários indignados sobre o número de sindicatos no Brasil. E esses comentários vêm sendo reproduzidos/compartilhados por pessoas igualmente reacionárias, que pregam o discurso fascista do anti-sindicalismo.

Segundo o Ministério do Trabalho existem no Brasil 16.431 sindicatos. Será esse número exagerado? A grande mídia diz que sim. Mas, observemos a coisa um pouco mais de perto.

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que, desse total, 5.174 são de sindicatos patronais. Com isso, temos então 11.257 sindicatos de trabalhadores. Vejamos o que diz a Constituição Federal em relação à organização sindical: de acordo com o artigo 8 da Carta Magna, permite-se que exista apenas um sindicato de categoria profissional por base territorial. É a unicidade sindical. A Constituição estabelece que a base territorial mínima para a existência de um sindicato é o município. Se considerarmos que o Brasil possui 5.570 municípios e que são reconhecidas (embora não regulamentadas) 2.422 ocupações pelo Ministério do Trabalho, ao multiplicarmos os dois números, chegaríamos a 13.490.540! Claro, desses 5.570 municípios, muitos são cidades pequenas, onde nem existem várias profissões ou ocupações. Vamos então fazer a conta considerando apenas as 300 cidades mais populosas, isto é, com mais de 100.000 habitantes. Teríamos então 726.600 sindicatos. Esse seria um número “em potencial”.  E só estamos considerando aqueles que seriam sindicatos municipais. Isso sem contarmos os possíveis sindicatos estaduais e nacionais. Portanto, é uma falácia achar que o Brasil tem tantos sindicatos assim. Você pode até não ser associado de nenhum deles. Isso é um direito de livre escolha. Mas o discurso anti-sindicalista é um sintoma perigosamente fascista.

Um comentário sobre “SINDICATOS NO BRASIL

  1. Pingback: “VAGABUNDOS E O IMPOSTO SINDICAL” – Pedro Paulo Rasga a Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s